Lançamento com Restrições para Estrangeiros
Usuários de iPhone na Coreia do Sul agora podem pagar passagens de ônibus e metrô usando o Apple Pay, trazendo mais praticidade ao dia a dia. No entanto, a novidade ainda não está acessível para a maioria dos estrangeiros que visitam ou moram temporariamente no país.
A Tmoney, empresa responsável pelo cartão de transporte amplamente utilizado por turistas e residentes temporários, anunciou que seria possível adicionar o cartão Tmoney digital à carteira Apple Wallet, eliminando a necessidade de comprar um cartão físico para utilizar o transporte público de Seul, que não aceita dinheiro.
Apesar da expectativa, o recurso ainda não está disponível para turistas. Durante testes realizados pelo Korea JoongAng Daily, ao tentar adicionar um cartão Tmoney no Apple Wallet e carregá-lo via Apple Pay usando cartões de crédito Visa, Mastercard, Amex e Discover emitidos nos Estados Unidos e Reino Unido, a resposta foi de pagamento não aceito e indisponibilidade do cartão.
Limitações Para Compra e Recarga do Cartão Virtual
A reportagem também não conseguiu adquirir um novo cartão Tmoney virtual em lojas de conveniência: as opções eram apenas comprar ou recarregar o cartão físico, ou recarregar um cartão virtual já existente. Além disso, não foi possível transferir cartões Tmoney entre usuários de iPhone, recurso disponível para outros itens do Apple Wallet. Carregar cartões físicos para a carteira digital também não é permitido.
Na prática, o cartão virtual pode ser comprado e recarregado apenas pelo aplicativo Tmoney, e exclusivamente com um Hyundai Card – cartões de outras bandeiras coreanas, como Shinhan, Samsung e Woori, não funcionaram. Para estrangeiros, o acesso é ainda mais restrito, já que o cadastro exige um número de registro de residente e um telefone coreano.
Exclusividade do Hyundai Card e Comparações Internacionais
Ou seja, atualmente, a única maneira de adquirir e carregar um cartão Tmoney no Apple Wallet é usando um Hyundai Card emitido na Coreia do Sul, pois só esse cartão é aceito pelo Apple Pay. Outras cidades do mundo já oferecem experiências mais acessíveis. No Japão, por exemplo, visitantes podem facilmente adicionar o cartão de transporte Suica à carteira Apple Wallet e recarregá-lo com cartões emitidos no exterior. O cartão físico Suica também pode ser transferido para o Apple Pay.
Em resposta, a Tmoney declarou ao Korea JoongAng Daily que pretende liberar o serviço do Apple Pay Tmoney para viajantes estrangeiros no futuro, mas não informou uma previsão.
Como Funciona o Apple Pay no Transporte Sul-Coreano
A integração entre Apple Pay e Tmoney começou a funcionar em 22 de julho. Com isso, usuários de iPhone e Apple Watch podem acessar a aba “Cartão de Transporte” no aplicativo Apple Pay e adicionar o cartão Tmoney, carregando valores pré-definidos de 10.000, 30.000 ou 50.000 won, pagos exclusivamente via Hyundai Card cadastrado. Assim, basta encostar o aparelho nos leitores dos terminais para utilizar o serviço.
O sistema é pré-pago e exige que o usuário carregue o valor antes do uso. Outros emissores de cartões, como Shinhan e KB Kookmin, estão preparando suporte ao Apple Pay, mas ainda não estão disponíveis.
Expansão do Apple Pay no Mercado Coreano
A novidade chega quase dois anos após a estreia do Apple Pay na Coreia do Sul, em março de 2023. Até então, o uso da plataforma estava restrito principalmente a lojas de conveniência e algumas redes de franquia, e a ausência do cartão de transporte era vista como um dos principais obstáculos para sua adoção em larga escala.
A Tmoney já havia sinalizado a chegada do recurso para iPhone e Apple Watch em junho, mas não divulgou detalhes sobre a data de lançamento. O serviço entrou no ar discretamente após uma atualização recente do aplicativo.