Quando um piloto tem um desempenho tão bom quanto Adrien Fourmaux nesta temporada do Campeonato Mundial de Rally, inevitavelmente seu futuro será discutido.
Especialmente se ele estiver dirigindo para a M-Sport Ford, que, apesar dos melhores esforços da equipe, não pode igualar os recursos dos rivais fabricantes Toyota e Hyundai.
O chefe da equipe M-Sport, Richard Millener, está ciente disso e comenta que tem “certeza” de que Fourmaux é um “homem em demanda”, mas está igualmente confiante de que Fourmaux não verá motivo para deixar a equipe britânica.
Desde que explodiu na cena do campeonato mundial com um pódio no WRC2 e uma pontuação geral no Rally de Monte Carlo de 2019, a carreira de rally de Fourmaux tem estado interligada com a Ford.
O francês nunca dirigiu outra marca de carro no WRC. E desde que foi promovido para representar a M-Sport no WRC2 a partir de 2020, ele também não competiu por outra equipe.
Mesmo após uma temporada de estreia difícil no nível mais alto em 2022, a M-Sport manteve Fourmaux e o utilizou para desenvolver o Fiesta Rally2 enquanto, por sua vez, reconstruía sua confiança. Essa fé agora foi espetacularmente recompensada com Fourmaux conseguindo três pódios em sete largadas até agora em 2024 – um a mais do que Ott Tänak conseguiu no mesmo período do ano passado.
Tudo aponta para Fourmaux ser um candidato óbvio para a Toyota ou Hyundai caso surja uma vaga em sua formação, mas mesmo que essa situação ocorra, Millener tem confiança de que a M-Sport pode manter seu piloto estrela.
“Tenho certeza de que ele já é um homem em demanda e nosso principal objetivo é garantir que Adrien não saia da equipe porque ele é um talento incrível e acho que ele não quer sair”, disse Millener ao DirtFish.
“Ele está muito feliz com a equipe; ele tem muito respeito por Malcolm [Wilson]; ele tem a equipe trabalhando para ele. Ele construiu essa equipe ao seu redor agora e é assim que se obtém mais sucesso.
“Acho que ele gosta de estar conosco e, nesta fase de sua carreira, ele gosta da luta de ser mais um azarão contra os outros. Ele sabe que, se for para outras equipes, terá que lidar com campeões mundiais e, na M-Sport, ele consegue o que quer.
Tanto a equipe quanto o piloto estão se dando muito bem juntos, o que Millener acredita ser fundamental.
“Ele é francês, mas certamente o levamos aos níveis de humor inglês e sarcasmo, então ele é muito bom”, disse ele. “Mas ele é competitivo, é duro conosco quando precisa ser, mas é bom conosco quando precisa ser também, então é sempre um prazer trabalhar com ele.
“E tenho que dizer que estou realmente, realmente aproveitando este ano até agora, trabalhando com ele e com toda a equipe, na verdade.”
Fourmaux ganhando mais confiança a cada rally
Fourmaux já alcançou vários marcos nesta temporada – aquele primeiro pódio na Suécia foi um marco importante, mas ele também liderou sua primeira powerstage na Croácia.
Embora seus resultados nesta temporada não tenham seguido um caminho linear de progressão (a aposentadoria na Sardenha sendo a exceção óbvia), após seu pódio na Polônia – que Millener classificou como o “melhor resultado até agora” de Fourmaux – Fourmaux disse que sente que está ganhando mais confiança como piloto a cada evento que passa.