Em deterioração, Basílica de São Francisco aguarda reforma há mais de 2 anos

Parte externa da Basílica Santuário apresenta danificação como queda de reboco.

O mais importante símbolo de religiosidade de Canindé, aguarda há pelos dois anos por uma reforma de urgência e restauração. A Basílica de São Francisco das Chagas apresenta deterioração em sua fachada.

Em  2020o Projeto de Requalificação e Restauração da Basílica foi apresentado ao então pároco e reitor, Frei Jonaldo Adelino, mas fontes ouvidas pelo jornalista Carlos Silva, acreditam que a mudança de pároco e reitor teria ocasionado no “esquecimento do projeto”, causando atraso no andamento.

A obra avaliada em mais de 1 milhão de reais incluía nova pintura da fachada, nova iluminação, melhorias na acessibilidade e segurança contra incêndio. Na época, o projeto aguardava apreciação do setor de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Em nota divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, a Prefeitura esclarece que a Basílica de São Francisco é tombada pelo Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Patrimônio desde 2010. “Com o tombamento nem a prefeitura e nem a paróquia podem fazer intervenção sem que antes o projeto de preservação seja analisado e autorizado pelo conselho estadual”, diz a nota.

A nota diz ainda que “após tramitar no conselho [o projeto] foi aprovado, e a prefeita Rozário Ximenes, já entrou em contato com o órgão estadual responsável, para que se possa realizar a intervenção o mais rápido possível”.

Procuramos a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.

Jornalista Carlos Silva

Canindé Online

436 Post

Related Posts

error: Content is protected !!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

X
Have no product in the cart!
0