Em pronunciamento em cadeia de rádio e TV, ministro Barroso convocou eleitores a participarem das Eleições 2020, votando de forma consciente e com segurança

“Não fique de fora! Seu voto tem poder. Faça a diferença”. Com esses alertas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, em pronunciamento veiculado há pouco em cadeia nacional de rádio e televisão, pediu aos brasileiros que não deixem de votar neste domingo (15), primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. “Amanhã se realizam as eleições para a escolha de prefeitos e vereadores. A democracia brasileira precisa de você. Não falte a esse encontro com a história”, disse.

O ministro lembrou que ninguém vive na União ou nos Estados, mas sim nas cidades, onde são tomadas algumas das principais decisões que afetam a vida da população, como garantir o acesso à educação fundamental, à saúde básica e ao saneamento. Porém, segundo Barroso, para exigir dos representantes, é preciso participar. “Era triste e feio o tempo em que não tínhamos esse direito. A sua cidade e o Brasil terão a cara de quem comparecer às urnas. Para exigir, é preciso participar. Seu voto tem poder. Faça a diferença”, destacou.

Barroso também alertou os eleitores dos 5.567 municípios que irão às urnas amanhã – a eleição em Macapá (AP) está temporariamente suspensa – a votarem de forma consciente. “Selecione com cuidado o seu candidato. Ainda há tempo. Informe-se acerca de sua seriedade e credibilidade. Na democracia, não existe nós e eles. Eles são aqueles que nós colocamos lá”, ressaltou.

O presidente do TSE ainda pediu aos brasileiros que votem com segurança. De acordo com Barroso, a Justiça Eleitoral tomou todas as medidas necessárias para garantir a saúde de todos os envolvidos no processo eleitoral. Contudo, é importante que os próprios eleitores façam a sua parte. “Use máscara. É obrigatório. E ela protege você e os outros. Se possível, leve sua própria caneta. Mantenha distância de, ao menos, um metro das outras pessoas e limpe suas mãos com álcool gel antes e depois de votar”, reforçou.

Ao finalizar o pronunciamento, Barroso disse: “Seja dono do seu destino. E qualquer que seja a sua convicção, faça parte de uma corrente do bem. Ajude a fazer um país melhor e maior”.

Assista ao vídeo do pronunciamento.